Quanto tempo você usa durante toda sua vida apenas para escovar os dentes?


Já parou para pensar quanto tempo você usa durante toda sua vida apenas para escovar os dentes Bem, a resposta pode ser surpreendente, dependendo do tempo que você dedica para o cuidado com a higiene oral. 

Eis uma informação legal para você e para o seu paciente. Compartilhe! 

Vamos lá, fazer contas!

Considerando uma expectativa média de vida de 74 anos e que você totalize quatro minutos por dia de escovação – somando manhã, almoço e noite –, teremos o seguinte resultado: 4 minutos por dia, 28 minutos por semana, 120 minutos por mês, 1.440 minutos por ano. Ou seja, 24 horas a cada ano. 

Portanto, se você seguir a recomendação dos dentistas e viver por 74 anos, deverá gastar 74 dias para escovar os dentes. Mas vale a pena, afinal é melhor trabalhar na prevenção e ter uma boa saúde bucal, não é mesmo? Agora, o que pode mudar. Não é sempre que as pessoas alcançam o tempo de escovação ideal, ou pelo menos o recomendado por cirurgiões-dentistas. 

Segundo estudos do instituto Academy of General Dentistry, uma pessoa normalmente dedica somente 45 a 70 segundos diários a esta prática. Para os “rapidinhos”, digamos assim, que somam apenas 45 segundos de escovação diária, o tempo dedicado à escovação cairia de 74 dias, no caso de viverem 74 anos, para aproximadamente 15 dias. 

E quem faz 70 segundos por dia de escovação, levaria perto de 23 dias de vida escovando os dentes, em 74 anos de vida. 

Fio dental – Uma informação legal que pode ajudar é referente ao uso do fio dental como complemento na higiene bucal. Se a pessoa não usar fio dental (e corretamente), 40% da superfície do seu dente não ficará limpa. Outra coisa, apenas 53% das pessoas no Brasil afirmam usar esse tipo de produto. 
Fonte: ABO Nacional/KaVo

Sobre Victor Hugo Rebouças e Daniella Allende:

Acadêmicos do curso de odontologia da Universidade Potiguar, em Natal/RN. 🔸 Victor é o fundador e presidente da Liga Acadêmica de Odontologia Estética do Rio Grande do Norte e possui experiência em marketing voltado para a odontologia e redes sociais. É o autor-responsável do site O Dentista Acadêmico. 🔸 Daniella é aluna do último período da faculdade e conta com experiência em divulgação odontológica em mídias sociais. É sócio-autora do site O Dentista Acadêmico.