Você abre objetos com os dentes? Saiba os malefícios que isso pode trazer ao seu sorriso!


A gente sempre pensa que nossos dentes foram feitos para abrir coisas, né? Tipo tampas de garrafas, saquinhos de molhos como ketchup ou maionese, além pacotes de chocolates e biscoitos. Bem, isso pode parecer prático, mas há uma série de prejuízos e que podem destruir o seu sorriso.

Bateu aquela fome e você deseja comer um belo sanduíche... Hummm que delícia! E melhor ainda, colocando ketchup em cima, correto? Aí você tenta abrir o sachê com as mãos e não consegue, tampouco tem algum utensílio perto para ajudá-lo a abrir. Bem, só resta os dentes nesse caso, afinal você está louco para matar a sua fome. Porém, nossos dentes não são ferramentas para trabalhos desse tipo, e usá-los dessa forma pode danificá-los seriamente.

Os prejuízos são muitos

Abrir tudo com os dentes já virou uma mania em nossas vidas, seja pela praticidade ou até mesmo costume. Mas seus dentes não ficam nada "felizes" em você os utilizando dessa forma. Fratura do esmalte, da dentina, da coroa total, bem como quebra das próteses ou brackets de aparelho ortodôntico estão entre os mais comuns. Em casos mais graves, problemas ósseos severos incluindo o periodonto também se encaixam na lista, além, claro, do risco de cortar os lábios e língua com objetos afiados e disfunções temporomandibulares. Muitas vezes traumas desse tipo podem gerar a necessidade de exodontia do elemento dentário, ou seja "extraí-lo".

O que mudar na sua rotina

Mude seus hábitos hoje mesmo, de forma a evitar esses problemas apenas pela praticidade, pois os riscos não superam os benefícios, e você pode ficar "banguela" por aí, apenas por ter tentado abrir algo usando de forma incorreta seus dentes, pois os mesmos suportam cargas rotineiras, como mastigação de alimentos, sejam eles mais duros ou não, e abrir tudo o que vê pela frente usando-os pode fazer você pagar caro, muito caro.

Um problema recorrente nos consultórios

É comum a chegada de pacientes nos consultórios odontológicos vítimas de fratura dentária causada por tentativa de se abrir alguma coisa. Na maioria dos casos essas fraturas são superficiais e tratadas de forma não-invasiva utilizando a restauração em resina. Mas, casos mais graves incluem a retirada do dente e colocação de implante. Não conte com a sorte, evite esse hábito e mantenha seus dentes fortes e bonitos por muito mais tempo.
Por: Victor Hugo Rebouças

Sobre Victor Hugo Rebouças e Daniella Allende:

Acadêmicos do curso de odontologia da Universidade Potiguar, em Natal/RN. 🔸 Victor é o fundador e presidente da Liga Acadêmica de Odontologia Estética do Rio Grande do Norte e possui experiência em marketing voltado para a odontologia e redes sociais. É o autor-responsável do site O Dentista Acadêmico. 🔸 Daniella é aluna do último período da faculdade e conta com experiência em divulgação odontológica em mídias sociais. É sócio-autora do site O Dentista Acadêmico.