Confira 4 benefícios que a saliva pode trazer a sua boca


Ficar babando enquanto dorme é algo que dá bastante raiva a muitas pessoas, além disso, muita gente pensa que uma boca seca é melhor do que quando está "molhada" com saliva. É aqui que vamos mudar esse pensamento.

A saliva é um fluido de importância vital na saúde bucal. Talvez você nem esteja notando, mas o bem que esse "liquidozinho" faz ao seu sorriso é inimaginável, por isso mesmo ele está sempre ali, presente na sua boca. Seus benefícios vão além de fazer uma limpeza superficial nos dentes ou prevenir o ambiente oral de bactérias que causam cáries.

PREVENÇÃO DA CÁRIE

A saliva é formada por substâncias como o sódio, cálcio, enzimas e minerais. Juntando tudo isso, ela previne que o ambiente oral seja afetado pelas bactérias que causam a cárie. Dente e saliva trocam o tempo todo sais minerais, regulando um o nível de Ph do outro. Se a saliva estiver ácida (devido a sua dieta rica em refrigerantes e doces, por exemplo) o esmalte vai transferir uma quantidade elevada de sais minerais à boca, deixando assim seu sorriso mais suscetível às lesões cariosas que tanto odiamos.

LIMPEZA DOS DENTES

Normalmente, uma pessoa adulta produz cerca de 1 a 2 litros de saliva por dia (bastante, ein?!). A maior parte da saliva é composta por água, sendo cerca de 99% desta. Com essa quantidade, sua boca fica sempre úmida e hidrata os dentes e mucosas da boca, limpando-a de sujeiras mais superficiais. Se quiser aumentar a proteção, basta comer mais alimentos chamados "alimentos detergentes" como a pera, melancia, maçã e nozes que auxiliam a limpar os dentes durante a mastigação. E é imprescindível tomar pelo menos 2 litros de água por dia, para manter não só a quantidade de saliva ideal, mas como hidratar todo o seu organismo.

BOCA SECA DÁ MAU-HÁLITO, BOCA MOLHADA, NÃO.

Pois é, a saliva, como muitos pensam, não dá mau-hálito, mas sim a elimina. Uma produção deficiente de saliva, deixando a boca seca, causa muito mais a exalação desses odores inconvenientes, podendo até mesmo chegar a xerostomia. Sem a saliva, o fluxo de limpeza dela nos dentes não irá acontecer, deixando o ambiente propício ao crescimento de bactérias que causam o mau-hálito. Beba bastante líquido sempre, e caso a água não mate a sua sede, procure um cirurgião-dentista imediatamente.

A DIGESTÃO COMEÇA AQUI

A saliva juntamente com os dentes são parte do sistema digestivo, sabia? Com eles a digestão fica bem mais simplificada devido a mastigação e a enzima Amilase Salivar que já começa a quebrar as moléculas do alimento mesmo na boca. Mastigar faz com que as glândulas salivares produzam mais saliva, por isso que mascar chiclete pode ser prejudicial a saúde, já que fica gerando saliva em excesso bem como ácidos estomacais, pois seu corpo pensa que você vai engolir o chiclete.

Achou interessante essas curiosidades? Deixe seus comentários e sugestões abaixo dessa postagem, queremos sempre saber sua opinião.

Por: Victor Hugo Rebouças

Sobre Victor Hugo Rebouças e Daniella Allende:

Acadêmicos do curso de odontologia da Universidade Potiguar, em Natal/RN. 🔸 Victor é o fundador e presidente da Liga Acadêmica de Odontologia Estética do Rio Grande do Norte e possui experiência em marketing voltado para a odontologia e redes sociais. É o autor-responsável do site O Dentista Acadêmico. 🔸 Daniella é aluna do último período da faculdade e conta com experiência em divulgação odontológica em mídias sociais. É sócio-autora do site O Dentista Acadêmico.