Entenda síndrome que deixou banguela ator da série ‘Stranger Things’



Um personagem da série “Stranger Things”, do Netflix, tem levantado a curiosidade dos fãs da produção: trata-se de Dustin, interpretado pelo ator mirim Gaten Matarazzo. O pequeno não tem dentes e, já no primeiro episódio, explicou aos colegas seu diagnóstico: sofre de displasia cleidocraniana — síndrome que atinge principalmente os ossos da face e a clavícula e que o próprio ator tem. Raro (acomete 1 em cada um milhão), é um problema genético e pode se desenvolver por fatores hereditários ou por mutação.

— O indivíduo tem 50% de chances de transmitir para os filhos — diz a médica geneticista Dafne Horovitz, que explica alguns sintomas: — Além da parte dentária, eles podem ter baixa estatura, clavícula pequena ou falta dela, mãos pequenas, proeminência ou achatamento da face.

A síndrome não tem consequências graves, dizem especialistas, e seu problema principal é relacionado à parte ortodôntica. Contudo, vai além de uma questão estética: pode atrapalhar a mordida, alterar a fala e causar problemas respiratórios.

— Os dentes de leite nascem, mas os permanentes demoram. A criança pode ter mais dentes que o normal, mas ficam “escondidos” dentro do maxilar — esclarece a cirurgiã bucomaxilofacial da clínica Ateliê Facial Katyuscia Lurentt. — A cirurgia remove os dentes a mais e “puxa” os demais para baixo. Depois, um aparelho ajeita a arcada dentária.

O diagnóstico é feito através de uma radiografia panorâmica da face, diz a odontologista Rosane Costa:

— Quanto antes for descoberto, melhor. Até mesmo por uma questão psicológica. Chegar à idade adulta sem dentes faz mal para o emocional das pessoas. O ideal é fazer a cirurgia por volta dos 12 anos. O tratamento dentário demora cerca de dois anos para ser finalizado, dependendo do caso. A cirurgia, porém, nem sempre soluciona completamente o problema ortodôntico.

— Às vezes, alguns dentes nascem com deformidade e é preciso fazer um implante — explica Rosane. Embora o tratamento normalmente seja feito com um ortopedista, em alguns casos pode ser feita uma cirurgia para remontar a cintura escapular, repondo a clavícula.

— É preciso, porém, analisar caso a caso e a gravidade de cada paciente — diz o ortopedista Rubene Campos. Na sua conta no Instagram, Gaten postou uma foto com os dentinhos, mas, na legenda, explicou aos fãs: “Esses são falsos”. Segundo a imprensa americana, o ator mirim teria feito, neste ano, a primeira cirurgia para consertar o sorriso.
Fonte: Extra/O Globo

Sobre Victor Hugo Rebouças e Daniella Allende:

Acadêmicos do curso de odontologia da Universidade Potiguar, em Natal/RN. 🔸 Victor é o fundador e presidente da Liga Acadêmica de Odontologia Estética do Rio Grande do Norte e possui experiência em marketing voltado para a odontologia e redes sociais. É o autor-responsável do site O Dentista Acadêmico. 🔸 Daniella é aluna do último período da faculdade e conta com experiência em divulgação odontológica em mídias sociais. É sócio-autora do site O Dentista Acadêmico.