Entenda o que são Facetas de Porcelana


De um tempo pra cá, os "sorrisos dos sonhos" virou uma febre entre as celebridades e famosos, além de claro, todos os fãs deles. Uma enxurrada de pesquisas no Google acerca do que são facetas, lentes de contato (falaremos deste em um próximo artigo) e sorrisos brancos e brilhantes.

As facetas de porcelana é uma forma rápida de conseguir aquele sorriso de galã de novela. Esse tratamento é perfeito para pessoas com dentes manchados, trincados ou com diastemas (espaços entre os dentes). Antes de você decidir junto ao seu dentista se vai aplicar facetas, é importante ter as informações corretas sobre o assunto, o custo e a melhor maneira de cuidar delas, pois o tratamento é irreversível, afinal, fragmentos serão "colados" no esmalte dos seus dentes, além do mais, eles já estarão previamente desgastados. Ficou assustado? Calma, leia mais um pouquinho.

Mas, o que são facetas?

Faceta é uma "peça fina de porcelana usada para recriar a aparência natural dos dentes, ao mesmo tempo em que fornece força e elasticidade comparável ao esmalte do dente natural." - (American Academy of Cosmetic Dentistry - AACD).  Elas são previamente moldadas, seguindo a atual situação dos seus dentes, logo em seguida, confeccionadas e coladas ao esmalte dos seus dentes através de alguns procedimentos químicos. Além disso, logo em seguida de sua colagem, existe um "pente fino" onde o dentista retira todo e qualquer excesso do material, deixando assim o sorriso perfeito.

Benefícios de usar facetas

As facetas são uma opção da chamada "técnica minimamente invasiva" que a odontologia vem utilizando em massa. Esse procedimento é mais "simples" de se realizar no paciente do que as coroas ou os aparelhos ortodônticos. Além de alterar a estética, as facetas, assim como os aparelhos, em alguns casos, podem ser utilizadas para fechar espaços (diastemas) ou corrigir pequenos desalinhamentos entre os dentes. Muitos outros pacientes preferem aderir imediatamente as facetas, ao invés de tentar o clareamento dental, nos casos de manchas nos dentes, por exemplo, que utiliza ácidos.

E o material é realmente porcelana? Ou é apenas um nome fantasia?

Sim, o material mais utilizado para as facetas é a porcelana em camadas finas e em alguns casos, a resina composta também entra na jogada.

O procedimento

O processo geralmente envolver algumas idas e vindas ao dentista, mas nada que seja exaustivo. Se a faceta for pré-fabricada, por exemplo, o procedimento poderá ser feito em uma consulta mesmo.  Agora se quem for fazer o material seja um laboratório terceirizado, poderá exigir duas consultas ao menos. O processo segue da seguinte forma:

  • Para quem tem medo de anestesia, fique tranquilo: é MUITO raro utilizá-lo nesse tipo de procedimento, pois apenas o ESMALTE do dente será desgastado, o que geralmente não causa dor nem incomodo. O cirurgião-dentista irá limpar o dente e determinar as dimensões corretas para a faceta. Ele irá desgastar uma quantidade mínima do esmalte para fornecer o espaço adequado para a colocação da faceta no dente, evitando assim que a mesma fique "alta".
  • É feita uma moldagem do dente para que o laboratório comece a produção de suas peças. Nesse ponto, também é utilizado um tipo de facetas provisória, que vai servir de "test-drive" do resultado final.
  • Quando o laboratório terminar a fabricação e entregar as facetas ao dentista, aquela temporária que foi colocada anteriormente será removida e o dente receberá "esfoliação" e lavagem. A nova peça de  faceta receberá um tratamento em sua superfície. Coloca-se o adesivo na preparação e depois o cimento especial, logo em seguida as facetas são colocados para o ajuste final, como acabamento.
  • A seguir a faceta é fotopolimerizada (aquela luzinha azul) durante cerca de 60seg em toda a sua superfície para aderência à estrutura do dental.


Fim do procedimento de colocação de facetas. Ao escrever pode ser longo, mas nada que, geralmente, ultrapasse os 90 minutos de clínica. É comum também os dentistas marcarem retornos para verificar o conforto da peça em sua boca.

Cuidados após aplicação

Deve-se manter os mesmos cuidados de antes: escovar adequadamente os dentes diariamente e usar cremes dentais com flúor e que não  sejam abrasivos, bem como utilizar fio dental. Diminuir o consumo de sucos muito pigmentados como de uva e tomar café, além de outros alimentos ricos em pigmentos, irá ajudar a manter o brilho por mais tempo. Saiba que as facetas não são eternas, ou seja: um dia você necessitará trocá-las, mas provavelmente, se você cuidar bem, demorará muitos anos até que isso seja necessário.

Ter um sorriso belo e radiante aumenta a auto-estima de qualquer pessoa e melhora seu desempenho social e pessoal em sua vida.

Forte abraço!

Por: Victor Hugo Rebouças

Sobre Victor Hugo Rebouças e Daniella Allende:

Acadêmicos do curso de odontologia da Universidade Potiguar, em Natal/RN. 🔸 Victor é o fundador e presidente da Liga Acadêmica de Odontologia Estética do Rio Grande do Norte e possui experiência em marketing voltado para a odontologia e redes sociais. É o autor-responsável do site O Dentista Acadêmico. 🔸 Daniella é aluna do último período da faculdade e conta com experiência em divulgação odontológica em mídias sociais. É sócio-autora do site O Dentista Acadêmico.