Dia Mundial do Rock: A influência da odontologia nas vozes dos cantores

Wooow... Yeaaah... Hoje (13/07) é dia mundial do rock, bebê! E queremos mostrar a vocês a importância que os dentes tem na influência das vozes de cantores desse mundo "trash".

Quando seus dentes estão mal posicionados, causa uma série de problemas na voz e na fala, podendo afetar drasticamente a vida dos cantores profissionais, inclusive os de rock gutural (que cantam "gritando"). Ao colocar um aparelho ortodontico, por exemplo, você não consegue ter uma dicção plena e acaba por soltar ar de mais, causando aquele som de "sss" durante sua fala. Ao cantar, por exemplo, pode parecer que você tem a língua presa, o que para seus ouvintes, é bastante desagradável.

Segundo Angle, em 1907, a respiração oral seria a mais potente e constante causa da maloclusão dentária, causando um desenvolvimento assimétrico dos músculos, ossos do nariz, maxila, mandíbula e desorganização das funções exercidas pelos lábios e bochechas. A saliva é deglutida aproximadamente uma vez a cada dois minutos durante o dia e uma vez a cada três minutos durante a noite. Se a língua estiver posicionada inadequadamente, a força exercida colocará a perder o melhor tratamento ortodôntico para a mordida aberta anterior que o indivíduo já possa ter feito.

Eu sei, eu sei... Você pode não saber cantar nada (a menos que seja no chuveiro, certo?), mas esse assunto é bastante importante para que você saiba como proceder em casos onde sua voz está afetada. Um profissional que trabalha bastante em conjunto com o cirurgião-dentista ortodontista é o fonoaudiologista, ele quem entende especificamente de voz, fala e dicção. Sua respiração, como dito anteriormente, caso seja por via oral na maior parte das vezes (devido a problemas nasais, por exemplo), afeta diretamente sua saúde bucal, pois resseca a boca, diminuindo a salivação e aumentando a propensão de ter cáries.

É comum, no entanto, ver artistas da música com os dentes bastante danificados, sem uma higiene adequada. Na sua grande maioria, eles tem diastemas (espaços entre os dentes) e isso acaba por prejudicar seu rendimento vocal. Eles são instruídos a procurarem um dentista para tratarem do problema, mas muitas vezes eles tem medo, como a Hayley Williams, vocalista da banda Paramore, que em 2009 afirmou que odiava dentistas (que pena). Esses artistas com problemas nos dentes já o usam como charme, e utilizam-se dessas falhas odontológicas como variações de timbre.

Como pudemos observar, vários problemas na voz do cantor pode ser resolvida com um tratamento ortodôntico combinado com a fonoaudiologia, mas nem todos se dispõem a sair do seu confortável mundo punk para sentar num equipo

Espero que tenha gostado desse artigo, forte abraço!
Por: Victor Hugo Rebouças

Sobre Victor Hugo Rebouças e Daniella Allende:

Acadêmicos do curso de odontologia da Universidade Potiguar, em Natal/RN. 🔸 Victor é o fundador e presidente da Liga Acadêmica de Odontologia Estética do Rio Grande do Norte e possui experiência em marketing voltado para a odontologia e redes sociais. É o autor-responsável do site O Dentista Acadêmico. 🔸 Daniella é aluna do último período da faculdade e conta com experiência em divulgação odontológica em mídias sociais. É sócio-autora do site O Dentista Acadêmico.