8 Dicas para calouros em Odontologia


Início de um novo semestre chegando e muitos novatos irão entrar em diversas universidades nesse 2016.2. E como o primeiro post de lançamento do nosso site do O Dentista Acadêmico, nada melhor do que dar um “help” a nossos queridos calouros, não é mesmo? Afinal, nós somos bonzinhos e não queremos que eles passem aperreios em seu primeiro dia de aula.

Se você acabou de passar em uma universidade particular ou pública, parabéns pela nova conquista em sua vida, se você já é estudante de odontologia e está apenas indo para mais um semestre letivo, esse post também é para você.


Dicas Essenciais:


1- Faça amizade com as pessoas da sua sala logo na primeira semana (se você for ninja, faça logo no primeiro dia) de aula, pois assim, você começará a avaliar quem ali mais ou menos segue sua linha de pensamento e você não se arrependerá e passar o curso inteiro com ele. 
2- Antes mesmo de começar as aulas, se possível, compre seu jaleco e sua roupa branca, pois em inicio de semestre quase sempre as lojas de jaleco ficam lotadas de estudantes da área da saúde e quando seu professor te der um prazo para comprar, talvez você não consiga a tempo o seu, então, seja rápido.

3- Muito cuidado com algumas dentais que empurram material desnecessário para você comprar. Sempre vá a uma dental acompanhado de um veterano.

4- Sua faculdade tem sistema de catracas com biometria ou cartão de acesso? Então se antecipe e não deixe para última hora, assim que puder, faça seu cadastro e evite filas nas centrais de aluno de sua instituição de ensino.
5- Na primeira semana de aula, tenha contato com seu professor e já pergunte quais livros ele irá indicar para estudo da disciplina dele, depois, corra na biblioteca da sua faculdade e faça o empréstimo do mesmo, antes que as prateleiras fiquem vazias.
6- Procure com antecedência qual a sua sala de aula, pois muitos novatos chegam na universidade sem conhecer, e deixam para última hora para procurar suas respectivas salas e acabam se atrasando pra aula ou até mesmo levando falta.
7- Faça amizade com os veteranos, eles serão sua maior fonte de informação sobre quais os melhores professores, materiais e inclusive, você pode conseguir com eles provas antigas e materiais dos semestres passados para você estudar.
8- Procure lugares ao redor da universidade que tirem xerox e coisas do tipo com preço mais em conta. Muitas vezes a xerox de dentro da sua faculdade tem um preço salgadinho, e você necessitará de muitas e muitas cópias durante o curso. Economize!

É isso, meus queridos calouros, sejam bem-vindos a odontologia, e acredito que com essas dicas você se sairá muito bem no seu primeiro semestre como estudante de odontologia. Esse curso é apaixonante e extremamente prático, então não tem como se cansar (mentira, tem sim, você nem vai dormir direito) ou enjoar do curso (a menos que não seja isso que você queira para sua vida).

Forte abraço e boas aulas!
-Por: Victor Hugo Rebouças

Sobre Victor Hugo Rebouças e Daniella Allende:

Acadêmicos do curso de odontologia da Universidade Potiguar, em Natal/RN. 🔸 Victor é o fundador e presidente da Liga Acadêmica de Odontologia Estética do Rio Grande do Norte e possui experiência em marketing voltado para a odontologia e redes sociais. É o autor-responsável do site O Dentista Acadêmico. 🔸 Daniella é aluna do último período da faculdade e conta com experiência em divulgação odontológica em mídias sociais. É sócio-autora do site O Dentista Acadêmico.